domingo, 22 de março de 2009

MARÇO - MÊS DA POESIA

















Essas poesias são lindas!!! Os pequenos adoram.

Você pode ler para eles na rodinha e repetir várias vezes até que memorizem. Depois pode fazer um recital na escola. Desta forma você estará trabalhando para desenvolver capacidades do eixo ORALIDADE nas crianças.
Já para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, você pode aproveitar, em outro momento, para desenvolver algumas capacidades do eixo APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA, expondo um cartaz com a letra da poesia na sala de aula.
Você poderá mostrar aos pequenos o alinhamento da escrita da língua portuguesa no cartaz:
_Escrevemos da esquerda para a direita e de cima para baixo.
Desta forma eles compreenderão que a seqüência das letras nas palavras e da palavras nas frases obedece a uma ordem de alinhamento e direcionamento que é respeitada como regra geral e que tem conseqüência nas formas de distribuição espacial do texto no seu suporte.
Por exemplo: a escrita ocupa, em seqüência, a frente e o verso da folha de papel; escreve-se dentro das margens, a partir da margem esquerda. A compreensão desse princípio convencional básico _que abrange a ordenação das letras nas palavras_ é indispensável para o aluno desvendar os segredos da escrita alfabética.
Você pode ainda desenvolver a capacidade do mesmo eixo: Compreender a função de segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frase.
Tanto a fala quanto a escrita são produzidas em seqüência linear, isto é, "som" depois de "som", ou letra depois de letra, palavra depois de palavra, frase depois de frase. Mas um dos pontos fundamentais no início da alfabetização é compreender que essa linearidade acontece de maneira diferente na fala e na escrita.
Em geral, os enunciados da fala parecem aos ouvidos uma cadeia contínua, ao pronunciar emendamos as palavras (ex.: casamarela) e quando escrevemos, grafamos as palavras "por inteiro", de acordo com as convenções ortográficas, e as separamos nitidamente por espaços em branco.
A delimitação das palavras por espaços em branco, bem como a delimitação de frases ou partes de frases por sinais de pontuação (ponto e vírgula) e a delimitação de conjuntos de frases pela paragrafação, são convenções sociais que precisam ser ensinadas e aprendidas na escola.
E com essas poesias você pode desenvolver muitas capacidades.
BOM TRABALHO!!

Um comentário:

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